Doe AgoraNACC

Entenda o câncer infantil

Tipos de Câncer

LINFOMAS

São todos os tipo de câncer que afetam o sistema linfático.

O sistema linfático é constituído por gânglios interligados pelos vasos linfáticos que atuam na defesa do organismo contra infecções.

Os gânglios linfáticos se encontram em diversas partes do corpo, tais como: pescoço, axilas e virilha. Internamente, são encontrados principalmente no tórax (mediastino) e abdômen. As amídalas, o fígado e o baço também fazem parte do sistema linfático.

O tumor tem origem quando há uma multiplicação desordenada das células do sangue relacionadas ao sistema imunológico (linfócitos), aumentando o excesso de tecido.

Os Linfomas são classificados em dois principais grupos:

  • Linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin
  • Linfoma não Hodgkin

Principais sintomas

Alguns dos principais sintomas apresentados pelos linfomas são comuns a doenças mais simples. Ao identificar algum desses sinais, procure orientação médica pra que possa ser feito o diagnóstico correto:

  • Aumento progressivo e indolor do abdome;
  • Aumento progressivo e indolor dos gânglios (ínguas);
  • Febre persistente sem evidência de infecção;
  • Suor noturno abundante;
  • Perda de peso relevante;
  • Coceiras pelo corpo;
  • Cansaço.

(Fonte: INCA – Adaptado por Dr. Francisco Pedrosa, oncologista pediatra – CRM 1464)

LEUCEMIA

Leucemia é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de células anormais, que não completaram a sua maturação na medula óssea.

É na medula onde se formam as células sanguíneas. Essas células são diferentes no aspecto e não funcionam normalmente.

A presença das células anormais prejudica ou impede a formação na medula, dos glóbulos brancos (responsável pela defesa do organismo contra infecções), glóbulos vermelhos (que levam oxigênio dos pulmões para abastecer os tecidos) e plaquetas (células especializadas em estancar sangramentos).

Daí o aparecimento dos principais sintomas: anemia, infecções e hemorragias. A leucemia progride rapidamente e o tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico.

Classificação

Podemos classificar a leucemia em basicamente dois tipos: mielóide e linfóide. De acordo com o grau de maturação das células defeituosas a leucemia é classificada em subtipos que facilita o estudo da evolução da doença e resposta a novos tratamentos.

  • Leucemia linfóide
    É o tipo mais comum em crianças correspondendo a 75% das ocorrências. Conta com alto índice de cura que chega a 80% dos casos.
  • Leucemia mielóide
    Menos comum em crianças com índice de ocorrência em torno de 25% do total de casos de leucemia infantil.

Principais Sintomas

Alguns dos principais sintomas apresentados pelos linfomas são comuns a doenças mais simples. Ao identificar algum desses sinais, procure orientação médica pra que possa ser feito o diagnóstico correto:

  • Falta de apetite;
  • Comprometimento das ínguas;
  • Aumento do baço e fígado;
  • Dor nos ossos ou nas articulações;
  • Palidez;
  • Manchas arroxeadas;
  • Sangramentos não ligados a traumas e febre;
  • Febre

(Fonte: INCA – Adaptado por Dr. Francisco Pedrosa, oncologista pediatra – CRM 1464)

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

Com incidência maior na faixa entre 4 e 9 anos, os tumores do SNC representam 20% de todas as doenças malignas da infância.

Os tumores cerebrais apresentam certas particularidades que tornam seu diagnóstico e tratamento diferenciado com relação aos outros tipos de câncer infantil.

Por estar localizado numa área extremamente sensível e propícia ao surgimento de sequelas físicas e psicológicas, o tratamento e acompanhamento do paciente deve ser estendido para diversas outras especialidades médicas.

Como geralmente não ocorre metástase para outros órgãos, a intervenção cirúrgica com retirada total do tumor pode ser a melhor opção de tratamento. A não ser que a sua localização dificulte o acesso do cirurgião e não permita o procedimento.

Por se tratar de células que não se regeneram, normalmente não é possível, como em outros órgãos, a retirada do tecido que envolve o tumor, denominada de área de segurança, para evitar a sua volta.

Principais Sintomas

Alguns dos principais sintomas apresentados pelos linfomas são comuns a doenças mais simples. Ao identificar algum desses sinais, procure orientação médica pra que possa ser feito o diagnóstico correto:

  • Dor de cabeça;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Convulsão;
  • Alterações na fala, na marcha, no equilíbrio e na coordenação;
  • Paralisia de nervos.

(Fonte: INCA – Adaptado por Dr. Francisco Pedrosa, oncologista pediatra – CRM 1464)

Outros

Podemos considerar, levando-se em conta o número de casos, como as principais formas de manifestações do câncer infantil os Linfomas, Leucemias e Tumores do Sistema Nervoso Central.

Outras formas de câncer infantil ocorrem com uma frequência menor e são passíveis dos mesmos procedimentos quanto a prevenção, tratamento e cuidados utilizados para as formas mais comuns.

Entre as principais podemos citar:

  • Neuroblastoma (tumor de gânglios simpáticos)
    Os neuroblastomas se originam de células responsáveis pela formação de partes do sistema nervoso. Pode ocorrer em diversas áreas do organismo, desde a região do cérebro até a área mais inferior da coluna, incluindo todo abdômen.
  • Tumor de Wilms (tumor renal)
    É o tumor renal mais comum em crianças correspondendo a 94,7% dos casos de câncer renal em crianças com menos de 15 anos. Normalmente, o tumor somente se desenvolve em um rim, mas em um pequeno número de casos, pode atingir os dois rins.

O primeiro sinal normalmente é a presença de uma massa no abdômen lisa e firme, não dolorosa. Também pode ser comum apresentar sintomas como dor no estômago, febre, sangue na urina ou pressão arterial alta.

  • Retinoblastoma (tumor da retina do olho)
    Tumor que se desenvolve na retina, decorrente da mutação de um gene. O retinoblastoma pode aparecer como um tumor único, mas tipicamente tem múltiplos focos. O tumor pode crescer em várias direções e extensões, envolvendo o nervo óptico e o sistema nervoso central. O sintoma mais frequente é a leucocoria, um reflexo branco amarelado na pupila causado pelo tumor localizado atrás das lentes, conhecido mais popularmente como “olho de gato”.

Outros sintomas comuns são: redução visual ou até cegueira, estrabismo, irregularidade na pupila e dor.

  • Osteossarcoma (tumor ósseo)
    O osteossarcoma é o mais comum dos tumores malignos primários dos ossos, costumam atingir as extremidades dos ossos longos, na maioria das vezes acomete o úmero e a tíbia proximais e o fêmur distal. Os sintomas mais comuns são dor localizada e inchaço do local.

As metástases ocorrem principalmente para pulmões ou outros ossos e geralmente dão pequenos sintomas desde um estágio precoce da doença.

  • Sarcomas (tumores de partes moles)
    Em geral, os sarcomas de partes moles recebem o nome do tecido onde se originam, o mais comum é o rabdomiossarcoma, o sarcoma do tecido muscular estriado, correspondendo a cerca de 50% dos sarcomas de partes moles entre crianças. A maioria dos tumores localiza-se na região da cabeça e pescoço, seguido da região genito-urinária e extremidades.

A primeira manifestação da doença se dá pela presença de um tumor e os sintomas decorrem da sua localização.

(Fonte: INCA – Adaptado por Dr. Francisco Pedrosa, oncologista pediatra – CRM 1464)

seja a diferença!

para continuar nosso trabalho,
nós precisamos de você.

ajudar agora